Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diariamente, milhares de brasileiros vão às padarias para comprar não só o tradicional pão francês, mas também para consumir outras variedades de bolos e doces. O bolo de rolo é uma opção que pode se tornar um grande diferencial para o seu estabelecimento, ganhando o coração dos seus clientes e aumentando o faturamento do negócio.

Mas o que é bolo de rolo? Qual a sua receita? Como produzi-lo? Quais equipamentos usar nesse processo? Leia até o final deste post e veja as respostas para esses questionamentos.

O bolo de rolo e sua origem

O bolo de rolo é um doce preparado a partir de açúcar, manteiga, ovos e farinha de trigo. A sua massa é enrolada e recheada com camadas de goiabada derretida, dando uma aparência final parecida com um rocambole.

Por conta da sua relevância histórica, cultural e gastronômica para o Brasil, desde 2007 o bolo de rolo é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do estado de Pernambuco. 

Esse alimento surgiu como uma adaptação do “Colchão de Noiva”, um tipo de bolo que os portugueses trouxeram para o Brasil na época da colonização. Inicialmente, o bolo era recheado com nozes e amêndoas, contudo, devido à falta desses ingredientes em abundância aqui no Brasil, o recheio começou a ser feito com a goiabada e se popularizou.

O nome “bolo de rolo” faz referência ao formato dessa iguaria, que não está de acordo com os padrões tradicionais de um bolo e, por mais que ela se assemelhe com um rocambole, ela possui muitas camadas a mais e é feita com pão de ló.

Atualmente, esse doce não é um destaque apenas no café da tarde, pois ele está presente também em festas e demais eventos como casamentos e reuniões.

Como vender na padaria

Não é tão fácil encontrar o bolo de rolo nas padarias. Por mais que ele seja delicioso, muitas pessoas raramente o consomem por conta da baixa disponibilidade deste produto em regiões em que ele não é muito popularizado.

Diante disso, uma vez que o seu estabelecimento oferte esse produto, ele passa a contar com um grande diferencial que atrai tanto as pessoas que já conhecem o bolo de rolo quanto as pessoas que nunca o experimentaram e terão essa chance.

Você pode vender o bolo em formato de rolo inteiro, em pedaços ou até mesmo como lembrancinhas, uma ótima opção para realizar vendas em escala para pessoas que planejam uma festa.

Variações do bolo de rolo

Dentre as diversas variações existentes do bolo de rolo podemos destacar os que seguem.

Bolo de rolo tradicional

É a versão mais conhecida do bolo de rolo e conta com duas etapas: a massa e o recheio. A massa é composta basicamente por farinha de trigo, manteiga, açúcar e ovo. Já o recheio consiste na tradicional goiabada cremosa.

Com chocolate

Essa opção é feita sem lactose e glúten, já que a massa do doce leva farinha sem glúten, ovo, açúcar, goma xantana, creme vegetal sem leite e raspas de limão, além do creme de maracujá para o recheio que pode ou não conter sementes.

Com sorvete

O bolo de rolo com sorvete é uma boa alternativa para tornar essa sobremesa mais refrescante. A massa tradicional do doce poderá ser colocada em uma bacia de vidro com sorvete de creme ou outro sabor e depois de alguns instantes no congelador, poderá ser desenformada.  

Com goiabada caseira

É uma receita que usa a massa tradicional, mas na hora do recheio utiliza uma goiabada caseira, que entrega um sabor bem mais natural ao bolo. Ela é feita com goiabas descascadas e trituradas, passadas na peneira e levadas ao fogo com açúcar e limão. Por último, é necessário mexer bem até que ela atinja o ponto desejado.

Receita do bolo de rolo

A receita padrão do bolo de rolo usada para produzir essa gostosura contém:

  • 250g de manteiga;
  • 250g de açúcar;
  • 250g de farinha de trigo;
  • 5 ovos;
  • goiabada.

Modo de preparo do bolo de rolo

  1. Bata a manteiga com açúcar na batedeira até que a massa fique cremosa.
  2. Acrescente um ovo de cada vez na mistura.
  3. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e utilize um fouet para bater manualmente, de maneira suave.
  4. Volte a massa para a batedeira quando a farinha estiver incorporada com os demais ingredientes.
  5. Depois que a massa estiver cremosa novamente, espalhe-a em cima de um papel-manteiga sobre uma forma rasa.
  6. Certifique-se de que a massa esteja bem espalhada e fina sobre a forma.
  7. Leve a massa até o forno, que deverá estar pré-aquecido em uma temperatura de 180 graus.
  8. Deixe a mistura assar por cerca de 5 minutos.
  9. Após retirar a massa do forno, acrescente o recheio imediatamente para que ela não possa esfarelar e quebrar, o bolo deve ser enrolado enquanto ainda está quente.
  10. Aplique a goiabada ou o recheio de sua preferência sobre a massa e espalhe suavemente sobre ela.
  11. Por fim, dobre a massa em uma das extremidades da travessa e comece a enrolá-la.

Equipamentos para auxiliar na produção

O bolo de rolo não demanda muitos equipamentos e aparatos para ser produzido, pois o que realmente faz a diferença no seu preparo é o cuidado adotado na hora de fazer a massa e o modo ordenado de incorporação dos ingredientes para atingir a consistência certa da receita.

Os equipamentos que auxiliam na produção do bolo de rolo são apenas a batedeira, o forno elétrico ou a gás, a forma e o fouet.

Conclusão

O bolo de rolo é um doce delicioso e tradicional no Brasil, especialmente no estado de Pernambuco.

Essa gostosura é uma grande opção de produto para incluir na sua padaria, podendo ser vendido e recheado de maneiras diferentes para conquistar os clientes

BOLO DE ROLO: DICAS DE PREPARO PARA ENCANTAR A CLIENTELA

Comente o que você achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Receitas Relacionadas

Challah: descubra a receita deste pão e explore a cultura judaica

Challah: descubra a receita deste pão e explore a cultura judaica

O pão challah é uma especialidade da culinária judaica, frequentemente associado às celebrações do Shabat, o dia de descanso semanal e outras festividades no judaísmo.

Pão congelado: as características são preservadas?

Pão congelado: as características são preservadas?

O pão é um alimento amplamente consumido no Brasil, e talvez você já tenha comido um pão que foi congelado antes de chegar quentinho à

QUICHE DE QUEIJOS COM TOMATINHOS

QUICHE DE QUEIJOS COM TOMATINHOS

O quiche é uma receita de origem francesa, tradicionalmente feita com massa folhada ou massa quebrada e recheada com uma mistura de ovos e creme

O QUE É E COMO REALIZAR O CÁLCULO DE FERMENTAÇÃO DO PÃO FRANCÊS?

O QUE É E COMO REALIZAR O CÁLCULO DE FERMENTAÇÃO DO PÃO FRANCÊS?

Quando não há organização em uma produção, são grandes as chances de o pão sair após o horário inicialmente previsto ou, até mesmo, defeituoso —

PÃO DE MEL: OFEREÇA DIVERSIDADE E AUMENTE A LUCRATIVIDADE

PÃO DE MEL: OFEREÇA DIVERSIDADE E AUMENTE A LUCRATIVIDADE

Imagine que você está saboreando um pão macio com gostinho de mel e de outras especiarias. A cobertura é de chocolate e o cheirinho é

PRODUTOS PRESENTEÁVEIS: COMO IMPLEMENTÁ-LOS NA SUA PADARIA

PRODUTOS PRESENTEÁVEIS: COMO IMPLEMENTÁ-LOS NA SUA PADARIA

As padarias são estabelecimentos comerciais procurados diariamente por milhões de pessoas que buscam, não só aquele pão quentinho para o café da manhã, mas também